keyboard_arrow_left

Só é dono quem registra!

Só é dono quem registra!

Muitas pessoas ignoram a importância de registrar sua marca junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – órgão responsável pelo registro dos direitos de propriedade industrial no Brasil – e que possibilita ao empresário ter a propriedade da sua marca garantida.

O Brasil encerrou o ano de 2020 com 19.907.733 empresas ativas. No período, foram abertas 3.359.750 empresas, um recorde histórico, segundo o Ministério da Economia.

É um aumento de 6,0% em relação ao ano anterior. No mesmo período, foram fechadas 1.044.696 empresas, queda de 11,3% quando comparando com 2019. Os resultados revelam um saldo positivo de 2.315.054 empresas abertas em 2020.

Apesar do número expressivo, poucos desses negócios estão verdadeiramente protegidos. Afinal, aqueles que não registram sua Marca correm, diariamente, o risco de perdê-la para um de seus concorrentes.

Sim, é isso mesmo que você acabou de ler:  Só é dono quem registra!

As empresas que atuam no mercado sem a proteção do registro de marca correm o sério risco de perder o direito de uso para concorrentes. O registro da marca protege os interesses da empresa. A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa.

Quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta, pois é o principal elo entre o negócio e o cliente. Para a plena proteção do seu empreendimento, o Registro de Marca é indispensável.

Uma marca registrada passa seriedade e profissionalismo transmitindo assim confiança ao público consumidor, trazendo credibilidade. Já para quem pensa grande apenas com o registro de marcas é possível fazer o licenciamento de produto e explorar o uso do nome. Marcas como Omo, Coca-Cola, Nike, Samsung, dentre outras grandes empresas criam inúmeras possibilidades de lucro através do desenvolvimento de linha de produtos licenciados a terceiros.

Proteja sua marca e garanta que o esforço empregado na identidade de seu negócio não seja em vão!

Confira também: Marca registrada inpi | Consulta de registros de marcas e patentes | Consulta base de dados INPI | Saiba mais sobre INPI marcas patentes


Artigos relacionados

  • Marcas não registradas são castelos de areia!
    Marca

    Marcas não registradas são castelos de areia!

    Clara Toledo
    Clara Toledo Publicado - 03 outubro 2025
    Ler mais arrow_right_alt
  • O Fenômeno do Secondary Meaning – Análise Técnica do INPI
    Marca

    O Fenômeno do Secondary Meaning – Análise Técnica do INPI

    Beatriz Rangel
    Beatriz Rangel Publicado - 28 setembro 2025
    Ler mais arrow_right_alt
  • Checklist e dicas para um registro de marca e/ou desenho industrial de sucesso
    Marca

    Checklist e dicas para um registro de marca e/ou desenho industrial de sucesso

    Clara Toledo
    Clara Toledo Publicado - 01 julho 2025
    Ler mais arrow_right_alt
  • O que é um acordo de convivência entre marcas?
    Marca

    O que é um acordo de convivência entre marcas?

    Débora Ximenes
    Débora Ximenes Publicado - 19 março 2025
    Ler mais arrow_right_alt
  • Processo de registro de marcas: saiba quais são as etapas
    Marca

    Processo de registro de marcas: saiba quais são as etapas

    Gabriela Brito
    Gabriela Brito Publicado - 17 março 2025
    Ler mais arrow_right_alt
  • Marca ou Patente: qual a diferença entre eles?
    Marca

    Marca ou Patente: qual a diferença entre eles?

    Gabriela Brito
    Gabriela Brito Publicado - 17 março 2025
    Ler mais arrow_right_alt
  • Marcas não tradicionais no Japão: Entenda os Desafios e Oportunidades
    Marca

    Marcas não tradicionais no Japão: Entenda os Desafios e Oportunidades

    Ayato Sakaki
    Ayato Sakaki Publicado - 10 março 2025
    Ler mais arrow_right_alt
  • Entenda a importância da pesquisa da viabilidade de marca
    Marca

    Entenda a importância da pesquisa da viabilidade de marca

    Paulo Armando
    Paulo Armando Publicado - 21 fevereiro 2025
    Ler mais arrow_right_alt
arrow_back_ios
arrow_forward_ios

Últimos artigos

  • A Regulação da Inteligência Artificial no mundo
    Tecnologia

    A Regulação da Inteligência Artificial no mundo

    Fernanda Cohen
    Fernanda Cohen Publicado - 06 outubro 2025
    Ler mais arrow_right_alt
  • Marcas não registradas são castelos de areia!
    Marca

    Marcas não registradas são castelos de areia!

    Clara Toledo
    Clara Toledo Publicado - 03 outubro 2025
    Ler mais arrow_right_alt
  • Caducidade da Marca: um risco invisível que pode custar caro!
    Tecnologia

    Caducidade da Marca: um risco invisível que pode custar caro!

    Leonardo Leorde
    Leonardo Leorde Publicado - 01 outubro 2025
    Ler mais arrow_right_alt
  • O Fenômeno do Secondary Meaning – Análise Técnica do INPI
    Marca

    O Fenômeno do Secondary Meaning – Análise Técnica do INPI

    Beatriz Rangel
    Beatriz Rangel Publicado - 28 setembro 2025
    Ler mais arrow_right_alt
  • Insights para estratégias de gestão de marcas
    Tecnologia

    Insights para estratégias de gestão de marcas

    Daniel Delatorre
    Daniel Delatorre Publicado - 17 setembro 2025
    Ler mais arrow_right_alt
  • A Evolução da IA e os Impactos na Propriedade Intelectual no Poder Judiciário Brasileiro
    Direitos Autorais

    A Evolução da IA e os Impactos na Propriedade Intelectual no Poder Judiciário Brasileiro

    Caroline Tauk
    Caroline Tauk Publicado - 17 agosto 2025
    Ler mais arrow_right_alt
  • Patentes de remédios: tudo o que você precisa saber!
    INPI

    Patentes de remédios: tudo o que você precisa saber!

    Cassiano Oyarzabal
    Cassiano Oyarzabal Publicado - 24 julho 2025
    Ler mais arrow_right_alt
  • Usando o Webseek para fazer estudo de classificação para o seu cliente
    Tecnologia

    Usando o Webseek para fazer estudo de classificação para o seu cliente

    Bruna De Llano
    Bruna De Llano Publicado - 10 julho 2025
    Ler mais arrow_right_alt
arrow_back_ios
arrow_forward_ios

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Receba e-mails promocionais e novidades, seus dados pessoais não serão compartilhados. Para mais informações, consulte as políticas de privacidade

Portal Intelectual

Seu artigo ainda não está por aqui?

Envie o seu artigo e seja autor do maior acervo colaborativo de propriedade intelectual do brasil

Conferir