keyboard_arrow_left

INPI participa de seminário sobre manufatura avançada no Brasil

INPI participa de seminário sobre manufatura avançada no Brasil

O presidente do INPI, Luiz Pimentel, participou, na manhã desta terça-feira (29/11), em Brasília, do Seminário “Perspectivas de especialistas brasileiros sobre oportunidades e desafios para a manufatura avançada no Brasil”.

Também estiveram presentes no evento o secretário executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge, representando o ministro Marcos Pereira, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges, o secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Álvaro Toubes Prata, e o secretário de inovação do MDIC, Marcos Vinícius de Souza.

O encontro foi realizado pelo Governo Federal, em parceria com o Fórum Econômico Mundial, com o propósito de apresentar o resultado de consultas públicas realizadas com mais de 300 especialistas brasileiros do setor privado, institutos de pesquisa e governo, que discutiram como a manufatura avançada pode contribuir para o desenvolvimento do setor produtivo brasileiro.

A  manufatura avançada se refere à quarta revolução industrial, caracterizada pela integração entre os mundos virtuais e físicos, através da internet, e marcada pelo conjunto de mudanças nos processos de manufatura, design, produto, operações e sistemas relacionados à produção.

Fonte: INPI

Comunicados relacionados

  • Revista da Propriedade Industrial (RPI) 2858 – Patentes – Renumeração de Processos.

    Atualização: 14 de outubro de 2025

    Ler mais arrow_right_alt
  • Revista da Propriedade Industrial (RPI) 2858 – Comunicados INPI.

    Atualização: 14 de outubro de 2025

    Ler mais arrow_right_alt
  • Revista da Propriedade Industrial (RPI) 2857 – Patentes – Renumeração de Processos.

    Atualização: 7 de outubro de 2025

    Ler mais arrow_right_alt
  • Revista da Propriedade Industrial (RPI) 2857 – Comunicados INPI.

    Atualização: 7 de outubro de 2025

    Ler mais arrow_right_alt
  • Revista da Propriedade Industrial (RPI) 2856 – Publicação de novo despacho.

    Atualização: 30 de setembro de 2025

    Ler mais arrow_right_alt
  • Revista da Propriedade Industrial (RPI) 2856 – Patentes – Renumeração de Processos.

    Atualização: 30 de setembro de 2025

    Ler mais arrow_right_alt
  • Revista da Propriedade Industrial (RPI) 2856 – Comunicados INPI.

    Atualização: 30 de setembro de 2025

    Ler mais arrow_right_alt
  • Revista da Propriedade Industrial (RPI) 2855 – Patentes – Renumeração de Processos.

    Atualização: 23 de setembro de 2025

    Ler mais arrow_right_alt
arrow_back_ios
arrow_forward_ios

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Receba e-mails promocionais e novidades, seus dados pessoais não serão compartilhados. Para mais informações, consulte as políticas de privacidade

Portal Intelectual

Seu artigo ainda não está por aqui?

Envie o seu artigo e seja autor do maior acervo colaborativo de propriedade intelectual do brasil

Conferir