03 de December 2011

Porque adotar a tecnologia para meu escritório jurídico?

Artigos | Lawtech e Legaltechs | Tecnologia |

O ano é 2018, a tecnologia está em alta na maioria dos setores, entretanto a burocracia, a papelada e a demora na resolução processual são as características mais citadas quando o assunto tratado é o meio Jurídico Brasileiro. A grande questão é que esses fatores parecem estar, de certa forma, entranhados nas rotinas dos advogados e profissionais do meio, que acabam precisando conviver e se adaptar a esses aspectos para tornar o seu dia a dia mais produtivo.

modus operandi dos escritórios e departamentos jurídicos brasileiros

EVOLUCAO-TECNOLOGIA-JURIDICO-FUNCIONALIDADES-2

Apesar disso, esse cenário aonde estagiários, colaboradores e advogados figuram dentre pilhas e pilhas de papeis está com os dias contados. A qualificação da concorrência somada a alta demanda do judiciário está fazendo com que os profissionais do ramo olhem mais para a estrutura da coisa como um todo.

Softwares Juridicos inovacao Juridico Advogados Automacao Juridica

Tecnologia x Dinossauro Jurídico

De fato, mudar toda uma cultura é algo extremamente complexo e demorado.

Mas, caso você ache que esse movimento não começou, receio não ter uma boa notícia; certamente você é um Dinossauro Jurídico e tenha em mente que sua carreira está em risco.

O mundo respira e se alimenta de tecnologia. A inovação deixou de ser uma “novidade” para se tornar algo rotineiro e, mesmo que você não tenha notado (algo que acredito ser muito difícil), certamente já foi atingido em cheio.

E o que te caracteriza como um Dinossauro Jurídico?

Não tem absolutamente nada a ver com a sua idade. Dê uma boa olhada na rotina do seu escritório. O métodos os quais você utiliza no seu dia a dia são efetivos? Quanto do seu tempo você perde em atividades primárias? Os seus colaboradores e estagiários rendem tudo o que poderiam render? Você sente que sua performance poderia ser melhor?

Pois é. Essa reflexão deve ser o estopim para que você entenda que a tecnologia está batendo na sua porta e não há outro caminho se não deixa-la entrar.

As Lawtechs

De certo você quer continuar ocupando o seu lugar de destaque em um mercado tão concorrido quanto o do Direito, então que tal sair dessa falsa zona de conforto e se abrir para tudo o que a inovação tecnológica no Universo Jurídico pode te oferecer?

Além das inúmeras fontes de informações disponíveis via web e offline, as chamadas Lawtechs ou Legaltechs, vem ganhando espaço no “Ecossistema Jurídico Brasileiro”, sendo apoiado por uma Associação que já reúne mais de 50 Startups Jurídicas e vem crescendo e ganhando novos seguidores e adeptos em uma velocidade espantosa, a AB2L – Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs – que conta com o nosso Sócio Diretor Leonardo Toco em sua Direção Operacional.

Bom, se você chegou até aqui, acredito que não saiba o que é uma Lawtech, certo?

As Lawtechs são feiras voltadas para a Tecnologia Jurídica, onde as Startups oferecem soluções tecnológicas visando otimizar e resolver os problemas do meio Jurídico, sejam elas através de produtos ou serviços.

É fundamental se fazer presente nesses eventos. Como citamos no início desse artigo, o número de novos advogados formados a cada ano no Brasil é muito grande, e a facilidade com que eles lidam com a tecnologia é de fato um diferencial.

Só para que você tenha ideia da dimensão dessas feiras, a StartSe LawTech Conference 2018 realizada no Centro de Convenções Carlos Magno, em São Paulo, contou com uma megaestrutura para um público de quase 2 mil pessoas, mais de 40 expositores, 6 horas entre debates e palestras sobre a tecnologia voltada para o Universo Jurídico, além de muito networking.

LawTech LegalTech APOL Juridico Automacao Juridica Inovacao Tecnologia Software PI

Esses encontros são importantíssimos para que as novidades, inovações e avanços tecnológicos possam ser expostos, debatidos e divulgados, e a AB2L tem papel fundamental, pois, falando de forma bem resumida, ela reúne e organiza essas Startups, dando bastante visibilidade e apoio a elas.

Clique aqui para saber um pouquinho mais sobre a AB2L.

Direito 4.0

Estamos falando especificamente da tecnologia sendo aplicada diretamente na gestão de escritórios e departamentos jurídicos. Esse fenômeno, chamado de Direito 4.0, é composto pela junção de elementos como o “Clound Computing”, “Inteligência Artificial” e “Machine Learning”, e pode ser resumido como a capacidade computacional de gerenciar uma grande quantidade de dados.

Não entenda isso como uma substituição do ser humano pelo robô e sim a aliança entre ambos. O Direito 4.0 proporciona a oportunidade do advogado ganhar tempo e se dedicar a outras demandas, uma vez que a automatização de tarefas gera um resultado mais ágil e assertivo.

Softwares para automação de tarefas

Agora, imagine o potencial que seu escritório pode atingir a partir do momento que você consiga focar o seu tempo em decisões estratégicas e planejamento, usando sua experiencia e expertise em assuntos que realmente importam e fazem a diferença.

Tecnologia x Dinossauros Juridicos Evite a extincao do seu escritorio. 2

Isso é perfeitamente viável e já acontece.  Através de um sistema de gestão totalmente automatizado, inúmeros escritórios, departamentos jurídicos e até advogados autônomos já conseguem alcançar resultados expressivos simplesmente porque “não precisar se preocupar” com tarefas banais do dia a dia, por exemplo.

Imagine sua rotina com um software que te ajude com:

Essas são apenas algumas das possibilidades que você poderia desfrutar uma vez que opte por dar um passo na direção oposta a da extinção do seu escritório.

Caso você tenha se encaixado no perfil descrito por esse artigo e queira virar a chave da sua carreira, sugiro que dê uma boa olhada nas ferramentas e funcionalidades que a LDSOFT pode te oferecer.

E se você ainda não está 100% convencido de que é realmente fundamental contar com um sistema de automação jurídica, oferecemos uma experiência gratuita das nossas soluções. Para tal, é só clicar no botão abaixo que ficaremos muito felizes em te ajudar a começar a gerir o seu escritório de maneira prática e eficiente.

Espero que esse artigo seja útil para você, e aproveitamos para convida-lo para conferir as demais publicações do nosso blog!

Boa leitura!

APOL-GESTAO-AUTOMACAO-SOFTWARE

O APOL é um Software Jurídico que promove uma gestão de tarefas totalmente automatizada, junto ao acompanhamento de todos os processos do escritório, gerando muito mais produtividade para o seu negócio. Por se tratar de um sistema SaaS, ele é facilmente acessado e operado, sendo necessário apenas que o usuário tenha acesso a internet, além de ter uma interface altamente intuitiva, o que proporciona uma ótima experiência ao seu utilizador.