9 de janeiro de 2019

Cláudio Furtado é o novo presidente do INPI

INPI | notícias |

O Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC) do Ministério da Economia, Carlos da Costa, anunciou hoje, 08, o novo presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, Cláudio Vilar Furtado, que assume com a missão de rever o sistema de propriedade intelectual brasileiro. Entre seus desafios está o de reduzir o prazo para a concessão de uma patente, que no Brasil pode ultrapassar dez anos, e acabar com o backlog, o estoque de pedido de marcas e patentes pendentes de exame pela autarquia.

Furtado, que substitui Luiz Otávio Pimentel no cargo, é professor da carreira permanente da EAESP-Fundação Getúlio Vargas desde 1974, nos programas de graduação e pó graduação das disciplinas Estratégia de Investimento, Finanças Corporativas e Private Equity e Venture Capital.  Criou e dirigiu o negócio de educação a distância da FGV-EAESP, havendo fundado o Centro FGV-Petrobrás de Educação a Distância em 1997. Em 2003, criou o Centro de Pesquisas em Private Equity e Venture Capital da FGV, do qual é atual diretor executivo. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Mestre em Administração pela FGV, Master of Business Economics e Doutorado (abd) em Finanças pela Universidade de Chicago, EUA, e Doutor em Administração pela EAESP – Fundação Getúlio Vargas.

Foi vice-presidente executivo da ABC-Bull, diretor financeiro da ABC – Sistemas Eletrônicos e diretor de desenvolvimento de negócios da ELEBRA S.A. até 1989. É desde 1994, sócio-diretor da CVF Finanças e Investimentos Ltda. consultoria de Estratégia Financeira e Economia Aplicada. É conselheiro de administração da NORSA-Refrigerantes do Nordeste S.A., subsidiária da The Coca Cola Co. e do Grupo Jereissati Nordeste e da Atento Holding, empresa do Grupo Telefônica, sediada em Madrid. Coordenador Técnico da consultoria institucional da FGV-Projetos para a indústria de telecomunicações há 15 anos.

Autor de artigos e publicações, palestrante em congressos e conferências nacionais e internacionais, é coautor do livro A Indústria de Private Equity e Venture Capital- Primeiro Censo Brasileiro (Saraiva/IFC, 2006). É membro da US-Brasil Venture Capital Task Force.

Atenciosamente,
ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual

Fonte ABPI.